sábado, 16 de agosto de 2008

RBD anuncia separação e turnê de despedida

O grupo mexicano RBD anunciou na tarde desta sexta-feira (15) sua separação após quatro anos de existência e milhões de cópias vendidas. Será feita uma turnê mundial de despedida, em que o Brasil está incluído.

"Todo grande projeto necessita se transformar para transcender e hoje nós estamos iniciando esse processo", afirma o comunicado divulgado pelo grupo e publicado no site oficial da banda dentro do portal da Televisa - que exibia a novela "Rebelde", protagonizada pelos integrantes da banda.

O giro de adeus da carreira começa já neste mês com shows em Madri, Santiago de Compostela e Barcelona, na Espanha. O Brasil foi confirmado na programação (embora não haja detalhes sobre datas e locais), além Sérvia, Eslovênia, Romênia, Venezuela, Argentina, Peru, Estados Unidos e, obviamente, México. Será um total de 25 performances para assinalar o fim do grupo.

O RBD segue com planos de lançar um filme e também deve produzir um último disco de estúdio, que deverá sair em outubro do ano que vem. O grupo deve se separar definitivamente em 2009.


Segundo o site da emissora mexicana Univisión, o produtor do grupo, Pedro Damián, afirmou que "este é o princípio da transformação do grupo pop mais importante da última década, mas será o público e os fãs que decidirão quando isso vai ocorrer. Espero que acompanhem o grupo em cada uma das noites que faltam e juntos se despeçam deles, com a energia do amor."

De acordo com a agência Notimex, a assessora de imprensa do grupo, Carolina Palomo, confirmou o projeto de separação para o ano que vem e afirmou que todos os integrantes têm planos individuais para o futuro.

Formado por Anahí, Dulce María, Maite Perroni, Alfonso Herrera, Christopher Uckerman e Christian Chavez, o RBD lançou no ano passado "Empezar desde cero". “Celestial”, o disco anterior, vendeu mais de 8 milhões de cópias em todo o mundo.

A banda chegou a conquistar êxito em países do Leste Europeu e dos Balcãs, se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua última passagem pelo país, e causou bastante tumulto durante as performances, devido a adoração dos fãs.

Em fevereiro de 2006, no entanto, uma apresentação gratuita do grupo no estacionamento de um supermercado de São Paulo acabou em tragédia. Duas adolescentes e uma mulher morreram após uma confusão. O lugar tinha capacidade para abrigar apenas 2.000 fãs, mas 5.000 – a maioria adolescentes - aguardavam ali a chegada dos integrantes da banda para uma sessão de autógrafos.

Novo disco em 4 de outubro?

Se confirmada a informação de que o último disco será lançado em outubro, uma data provável é o dia 4 do mês, escolhido como dia oficial do grupo - data de lançamento da telenovela "Rebelde", que os divulgou internacionalmente a partir de 2004.

No ano passado, através da página oficial do grupo, clubes do Brasil, Argentina, Peru, Estados Unidos, Venezuela, México, Equador, Cuba e Espanha se somaram a essa celebração.



Decepcionados com o fim do grupo, fãs do RBD organizam passeata

Admiradores do sexteto mexicano se mobilizam em prol da banda.
Mensagens de protesto inundam comunidades na internet.

O RBD mal anunciou seu fim e os fãs do sexteto mexicano no Brasil já começaram a se mobilizar. Além de mensagens de protesto em fóruns e comunidades do Orkut, muitos admiradores da banda pretendem participar de uma passeata contra a separação dos integrantes. A princípio, o evento estaria sendo organizado para o dia 23 de agosto no Rio de Janeiro.

RBD anuncia separação e turnê de despedida

“Quando saiu a notícia no site mexicano, fiquei totalmente sem reação. Afinal se antes as chances de conhece-los já eram poucas, agora são menores”, lamenta a estudante Jéssica Rafaiel, 15 anos, moradora de Correia Pinto, em Santa Catarina. “Está sendo organizada uma passeata mundial. É a nossa esperança de fazer a banda continuar por mais um tempo. Achávamos que RBD seria para sempre porque nos espelhamos neles para sermos melhores a cada dia”.

“Eu simplesmente achei que era mentira, entrei em estado de choque”, diz o estudante cearense Bruno Lima, 18 anos. “Estava almoçando na frente do computador e larguei o prato no chão. Uma amiga veio até a minha casa, nós nos abraçamos e começamos a chorar”, conta o fã da banda há três anos. “Mas é assim, infelizmente todo ciclo tem seu fim. Apesar de estarmos muito tristes, eles sempre terão nosso apoio, carinho e compreensão".

A presidente da filial brasileira do Fã-clube Internacional (Fancin) RBB, a paulistana Mariana Pereira Damiani, de 20 anos, afirma que não conteve o choro ao receber a notícia. "Não dá para entender essa decisão deles. No último encontro mundial de fãs da banda, que aconteceu em dezembro, não havia nenhum rumor sobre isso", diz ela.

A presidente conta que recebeu várias ligações de fãs incrédulos sobre o fim da banda. "Todos querem entender o porquê dessa decisão, mas é difícil imaginar. Acredito que seja por conta do cansaço com tantos shows mundo afora", arrisca Mariana, que conheceu pessoalmente os "rebeldes" Anahí, Dulce María, Maite Perroni, Alfonso Herrera, Christopher Uckerman e Christian Chavez. "Eles serão inesquecíveis para a gente. Eles têm uma verdade muito grande nos olhos, um carisma que eu nunca vi em outros artistas".


Brilho interior “Na hora a gente sente uma dor muito forte, e se torna até difícil de acreditar. Passei bastante tempo até cair a ficha de que realmente havia chegado o fim”, fala Leidyane Moreira do Nascimento, 17 anos, que mora em Fortaleza e conheceu o grupo por meio da novela na televisão. “O grupo RBD nos ensina a viver. Esse é o maior motivo de todo nosso amor. Em cada show, nos dizem como é importante sonhar, e nunca deixar de acreditar. Isso é o que mais gosto e admiro em todos eles. Brilho interior.”


Greice Terra, 23, do Rio de Janeiro, defende a tese de que os integrantes do RBD não querem se separar. “Esta é apenas uma decisão tomada por executivos que acham que um artista pop só é interessante quando é novo. Igualaram o RBD a um produto com prazo de validade de pão.”

“Como explicar as matérias sobre o anúncio do fim quando, simultaneamente, os membros da banda marcam iniciativas com os fãs para lutar pela sua continuidade? Incoerência e frustração; tudo isso resultará em uma coisa: nossa voz. Já não somos milhões, mas quem agüentou anos de marginalização e preconceito por ser fã de banda mexicana, agüenta também lutar pelo que quer.”

RBD EU TE AMO